«MÁS CHULA QUE UN OCHO»

Reconheço que durante muitos anos da minha vida foi uma expressom que usava do comum nas liortas entre irmás sem saber da sua origem. Namorado desde cativo dos números e das suas combinaçons matemáticas nom atinava a ver-lhe nenhuma chularia ao nº 8, nom sendo que quando se amossa tombado fai-se infinito , o qual já de per se «nom é cousas de rir».

Anos depois  souvem por casualidade que o tal dito vinha duma história madrilenha de princípios do século passado quando, «chulapos» e «chulapas» engalanadas com seus trajes típicos, abarrotavam o tranvia nº 8  para ir até Carabanchel, á verbena que se celebrava na Pradera de S. Isidro na festividade do patrom. Nom podia existir nada mais chulo que o tranvia nº 8 atestado de «chulapos» e «chulapas»

O tal dito volveu-me recém á mente -quando já há tempo que nom o tinha no meu magim- por mor da atitude presencial da presidenta da Comunidade de Madrid diante das cámaras e tamém no seu parlamentinho. Ainda que sabe que foi pilhada em mil renúncias, e pese a isso ou por isso, segue erre que erre impertérrita como se o escândalo do seu Master nom fora com ela.

Por inspiraçom das musas marroquinas fum navigar e buscar de que bairro é «essa pessoa da qual lhes falo» e atopei numa web dessas de «bit cuché!» que di que é «carabanchelera»! Tate! de onde a verbena das «chulapas».

«Tudo parecido coa coincidência é pura realidade».

Uma vez mais cûmpre-se al enda sobre a que girou muitas vezes o meu programa na rádio Kalimera “Comochoconto”

————–
(*) Por se alguém nom o sabia “eres más chulo/a que un ocho” é uma expressom do castelá coloquial utilizada para definir a uma pessoa que atua de forma um tanto desafiante ou com insolência e certa graça.

Anúncios

Uma ideia sobre “«MÁS CHULA QUE UN OCHO»

  1. Pingback: “Cuco” Fdez de Mesa, ideólogo instigador do Caso Altsasu?? | ogajeironagavea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s