As Fake News.- Falsimédios que difundem mentiras da rede e as publicam como certas e depois corrigem a ediçom digital como se nom se passara rem. Um caso prático atual: “El Periódico de Catalunya e Venezuela”

Ontem, 2 de abril de 2019, o jornal “El Periódico de Catalunya” fazia-se eco na sua ediçom digital (*) desta espetacular notícia ao respeito dos apagons sofridos na Venezuela nos últimos dias que recolhim graças um “pantalhaço” do seu muro em FB:
Nom tivem acesso ao corpo da notícia mas é evidente que, lendo seu cabeçalho, neste falsimédio deve ser prática cotidiá nom contrastar um mínimo a informaçom que recebem denantes de dar-lhe pulo. Algo que deveria ser essencial num jornal informativo que se preza como tal e mais nestes tempos onde as manipulaçons, tergiversaçons e mentiras (de toda a vida) estám á ordem do dia (neste tempos) baixo o peculiar nome inglês de “As Fake News”.

Mas neste caso particular, e em muitos outros, a notícia é de risa, uma clara chança à que, qualquer pessoa sensata, nom daria creto nom sendo que tenha umas ánsias loucas de crêr tudo quanto lhe contem em contra de Maduro e seu governo.

É absurdo pensar que desde o governo venezolano -tras as declaraçons do vicepresidente de Maduro, Jorge Rodríguez, assegurando que na central de Guri “francotiradores con rifles de alto calibre y silenciador generaron los disparos para que se produjera el voraz incendio” poideram apresentar um vídeo onde se percebe ao ator Bradley Coope, protagonista do filme ‘American Sniper‘ numas imagens do filme onde dispara contra uma instalaçom eléctrica.

Qualquer pessoa com dois dedos de fronte, denantes de dar pulo a semelhante estupidez num jornal que se presta como tal, teria-se surprendido de que nas imagens se poidera apreciar com tanta claridade ao francotirador e isso faria-lhe suspeitar, mesmo que nom tivera visto o filme nem conhecera a tal ator de Holiwood, e ao investigar um pouquinho na rede, de seguido, de jeito imediato, caeria na conta de que esse vídeo é uma mofa feita por alguma usuária das redes sociais diante as explicaçons do político venezolano e realizara esta burda montagem na que aparece o ator Bradley Cooper.

Mas pareciera que nom há a mais mínima intençom de comprovar se é ou nom certa a informaçom recebida quando a linha editorial destes falsimédios vêm-lhe a conto para seguir manipulando e tergiversando contra quem lhes interesse (neste caso o governo venezolano de Maduro) ainda que caiam num ridículo posterior; porque já cumprimentarom com o que queriam e muita gente segue convencida de que Jorge Rodríguez foi quem manipulou o vídeo e que foi ele quem o apresentara numa rolda de imprensa assim, tal qual com o Bradley Cooper disparando. Só basta lêr os comentários desta notícia nas redes sociais e nos falsimédios e comprovar que isto está rulando ainda.

Mas, que se passa quando na mesma rede salta a lebre e começam a fazer-se risas dos falsimédios que se figeram eco desta Fake News como se fosse verdade??

Acaso pedem desculpas por cair na trampa?
Cicais advogam seus diretivos por nom voltar a cair nas mesmas e têr muita mais cautela denantes de publicar??
Ou assumem seu erro e prometem vigiar milhor essas notícias falsas que jurdem nas redes??

Ai quam ingênuas !!

Desde que, no mundo da virtualidade, se podem modificar as coisas publicadas e dar-lhe um outro contido diferente ao da metedura de zoca e mesmo mudar o titular e o corpo da mesma sem variar a ligaçom da notícia, fai-se e ponto. E onde antes havia uma Fake News de livro e prémio pulitzer á milhor tontaria escrita e divulgada, agora há (coa mesminha ligaçom e fotografia) um outro cabeçalho diferente que refire uma outra notícia que recolhe o efeito “troleada” como algo alheio a suas próprias páginas e assim agora podedes ver isto:
O que sim, ainda nom atoparam como afazer para nom deixar rastro do que denantes publicaram porque por fortuna e de momento sempre haverá alguma pessoa com dois dedos de frente que descobra a parvada publicada e que lhe dea pulo nas redes fazendo risas do que lá se conta denantes de que o modifiquem.

De momento. E por isso é que graças a elas puidem redatar esta notícia. Obrigado.

—————————————–
(*) Desconheço se tal metedura de zoca tamém tivo seu espaço na ediçom em papel onde é impossível retificar. Se alguém tem acesso á versom em papel agradeceria que me digera tal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s