Aviso a tempo por causa dos tempos x Algumas anarquistas e alguns anarquistas do Porto

Recebim no meu correio e dou pulo a este Comunicado-Reflexom que fam público “algumas anarquistas e alguns anarquistas do Porto”, a raiz dos sucessos acaecidos no CSOA Aturuxo das Marias em dia 1 de junho:

Aviso a tempo por causa dos tempos

Não existem padrões de género nem «características inatas» que nos definam como mulheres ou homens. Resultamos de condicionamentos culturais que devemos desconstruir para procurar novos caminhos comuns.

O anarquismo é, por princípio, anti-sexista e inimigo do patriarcado, porque a destruição de todas as formas de dominação é o elemento básico da sua constituição.

O movimento anarquista é, por natureza, plural, com inúmeras orientações, práticas e sensibilidades, apesar de existirem algumas ideias definidoras comuns, entre as quais uma visão construída com base na crítica ao poder e ao autoritarismo.

Nos últimos tempos, temos assistido, em meios que nos são próximos, a episódios de alegada orientação «feminista» que nos têm levado à reflexão e ao confronto. Os feminismos são muitos e alguns estão em rota de colisão com as práticas libertárias. Ideias, práticas e reivindicações que queriam ser alternativas e subversivas andam, na verdade, perfeitamente alinhadas com as lógicas de dominação, procurando apenas inverter a lógica binária, valorizando as hierarquias, ainda que femininas, em vez de as destruir.

É com este tipo de feminismo, intrinsecamente autoritário, que nós queremos traçar uma linha divisória. Estas pessoas, que são a negação da luta anti-sexista que nos orienta, serão tão mal-vindas nos nossos espaços como os comportamentos machistas ou outros de demonstração de poder.

Contra qualquer tipo de autoritarismo.

Algumas anarquistas e alguns anarquistas do Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s