Ter respeito às ideias reacionárias, é possível ou é necessário? x Acratosaurio rex

Recolho, traduzo e colo este artigo que, assinado por Acratosaurio rex, saiu publicado este passado domingo em Alasbarricadas:

Perguntam-me em http://www.alasbarricadas.org, que como posso ter tanta acalma à hora de falar com qualquer, quaisquer sejam suas ideias, sobretudo quando recebo correiois insultando-me polos mais diversos motivos. Minha avó (materna) María explicou-mo: toooo isso da convivência e a sobrevivência, baseia-se no respeito.

Eiqui o que me dizia María. Resulta que sua avó materna (Consuelo) era de família de reacionários, enquanto seu marido (avô materno de María, de nome Manolo) era republicano. Manolo afirmava que tendo respeito, nom tinha problema em conviver com uma facha de diploma. Em isto que há eleiçons, e Manolo o republicano vai ver o resultado à Prefeitura, já que na altura nom estava Indra. Sua mulher (reacionária) espera-lhe, vê-lhe dobrar o canto e berra-lhe desde o balcom: Manoloooo! Quem ghanhou!; e resposta-lhe o Manolo contento como um parrulo erguendo seu punho: “A Repúblicaaaaa!”. E diz-lhe Consuelo: A Repúblicaaaa?; e resposta-lhe Manolo: Síiiiiiiiim! A Repúblicaaaa!; e diz-lhe Consuelo: Sobeeeee! sobe correndo e contaaaaas-mooo!

Era um 14 de abril de 1931. Manolo subiu ao trote os dois andares, e depois da porta aguardava-lhe Consuelo, quem malhou-no a golpes de badil até dobra-lo. Toma República! Toma toma! E toma! Pa quem nom saiba que é um badil, é uma espécie de pá de ferro ou de outro metal, redonda e plana, que serve para remover o lume ou a cinza dos braseiros de canutilho, e para fundir o chumbo e fazer muniçom. O canutilho é um tipo de carvom vegetal muito miúdo hoje em desuso.

Por isso me dizia minha avó María (1905-1990): “com os falangistas, ziempre há que ter muito respeito [abrindo muito os olhos e ponhendo cara de espanto]… Porque á que te descoides, Zasca!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s