[Grécia] ALERTA ANARQUISTA!! EXÁRCHIA SOB OCUPAÇOM POLICIAL

Segundo a informaçom que puidem recavar até agora Exárchia, o bairro anarquista de Atenas foi OKUPADO antontem 2ª feira, 26 de agosto, pola POLÍCIA FASCISTA baixo ordes do novo primeiro-ministro grego, o direitista Kyriakos Mitsotakis. Exárchia estava na mira do governo de direita desde sua eleiçom em 7 de julho, quando Mitsotakis o converteu em um assunto pessoal, especialmente desde que ele foi ridicularizado em princípios de agosto por nom conseguir seu objetivo de “limpar Exárchia num mês”, como anunciara com grande pompa. Agora vem de cumprir sua promesa eleitoralista e, coa conivência do alcaide de Atenas, o tamém direitista, Costas Bakoyannis -que tomou posse neste domingo e prometera fazer da segurança seu principal objetivo-, pretendem fazer desaparecer o bairro de Exárchia.

Desde antontem, Exárchia está baixo ocupaçom policial.

O famoso bairro rebelde e solidário de Atenas está completamente rodeado por enormes forças policiais: muitos ônibus de antidistúrbios (MAT), jeeps da polícia antiterrorista (OPKE), polícia anticrime motorizada (DIAS), membros da polícia secreta (Asfalitas), assim como um helicóptero e vários drones.

Calcula-se que já ontem havia mais de 100 pessoas detidas, na sua maioria migrantes, que foram detidas no início da manhã desta segunda-feira quando várias dezenas de agentes evacuaram 4 okupas: Spirou Trikoupi 17, Transito, Rosa de Foc e Gare. A ofensiva atualmente concerne à parte noroeste da vizinhança, com a notável exceçom da okupa Notara 26, defendida ao estar supostamente melhor protegida e ser simbolicamente importante para o bairro por ter sido a primeira okupa histórica da “crise de refugiadas” no centro da cidade de Atenas.

Este bairro no coraçom de Atenas é palco de inúmeros projetos anarquistas e de frequente confrontos entre grupos anarquistas e agentes da lei. Após o assassinato do jovem anarquista Alexis Grigoropoulos nas mãos de um polícia em 2008, houvera vários dias de tumultos. No final de julho passado, o oficial policial condenado pola morte de Alexis foi libertado após uma reduçom de pena e isso foi causa de novos tumultos.

Esta evoluçom cada vez mais autoritária do Capitalismo nos leva a questionar o que anuncia a era atual: a ofensiva contra as bolsas de utopias junto com a prisom de bodes expiatórios é uma reminiscência das horas obscuras da história.

O mundo inteiro está se tornando fascista e a Grécia volta a ser um dos laboratórios. Mas nada está terminado.

Setembro está chegando. O movimento social está se reunindo e se organizando novamente. Lugares como Notara 26 e KVox estám sob alta vigilância anarquista. Estám-se preparando reaçons, assim como vários eventos de mobilizaçom importantes. O outono será caloroso em Atenas.

RESISTÊNCIA!

Informaçom recolhida do Yannis Youlountas quem sinifca que desde lá, confiam de nós e demandam comunicados de imprensa, fotos, açons em lugares que representem o Estado grego no exterior…

A SOLIDARIEDADE É NOSSA ARMA. NOM PASSARÁM!

Em breve atualizaçons nos sites:
ANA, Agência de Notícias Anarquistas
Alasbarricadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s