[Argentina] “DÍA DE LA MEMORIA” x Rodolfo Fucile

Rodolfo Fucile é um desenhador, ilustrador, debuxante ou debuxador radicado desde seu berço no território acotado que leva por nome Argentina. Tem publicado suas obras de grande engenho em diários, revistas, livros, …

Recém venho de ver “republicada” esta sua ilustraçom numa RRSS co galho da efeméride histórica nesse território conhecida coma “El Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia”, um dia feriado inamovível que se comemora acada 24 de março e que remite ao golpe de Estado que trunfara nesse dia do ano 1976 como método de gerar memôria e consciência coletiva para que os golpes de Estado e as violaçons de direitos humanos nom se repitam “nunca mais” e seus autores sejam castigados.

Dizer que o próprio autor justifica esta sua republicaçom (original há uns meses na tapa de Cítrica) com estas suas palavras (que traduço e colo): “Para dizer que os Direitos Humanos som violados todo-los dias. Som violados quando os governos decretam quarentenas repressivas, quando impulsam o extrativismo, quando condenam à povoaçom ao desemprego ou a precariedade laboral, quando nom garantem a vivenda, quando torturam e desaparecem pessoas, quando lhe brindam impunidade aos assassinos de uniforme. Que o “Día de la memoria” nom seja uma efeméride fosilizada e desconectada do presente, para nom terminar aplaudindo aos nossos verdugos atuais”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s