[Capitalismo Vírico] A ENFERMIDADE e a MORTE coma “NICHOS de NEGÓCIO” x Pedro García Olivo

Meu compa e amigo Pedro, vem de publicare este seu acertado asserto sobre esta peculiar pandemia da COVID, que traduço e reproduço:

Fala-se de “ondas” e a metáfora é exata, porque as ondas nunca param e som infinitas. Fala-se de “nova normalidade”, outro lucro semántico-político, para persuadir-nos de que temos que nos despedir do nosso mundo habitual.

Os recursos da Terra deram signos de esgotar-se ou de converter-se em problemáticos. Esgotando-se sobretudo os clássicos (petróleo e gás natural, em primeiro lugar); e problemáticos os “novos”, desde o coltan, imprescindível para o funcionamento dos dispositivos digitais, como o telefone móvel ou o computador, e que já matou a tantíssimas crianças em África, continente invisibilizado, até as chamadas “terras raras”, concentradas na China e cuja exploraçom deveria ser revisada.

Quando todo isso ocorreu e, como alternativa mais ou menos experimental, o Capitalismo abriu-lhe a porta a um vírus, ao vírus coroado; e emergiu um novo “nicho de negócios”.

O Capitalismo pode agora reproduzir-se gerindo enfermidades (um vírus após outro) e administrando mortes (em particular, as das menos produtivas: anciás, indigentes, pobres, imigrantes sem recursos…).

E é um imenso negócio, o das vacinas, o dos tratamentos, o dos serviços médicos, o das assistências psicológicas e psiquiátricas…

Acho que estamos num ponto de inflexom na história do Capitalismo: sua nova “matéria prima”, falando em termos tamém metafóricos, ou não tanto, som a enfermidade e a morte.

Não lhe ficava outro caminho, após a bofetada que lhe propinara a Biosfera. Deixar que a gente pouco útil morra e violar mediante agulhas ás acobardadas certamente não contamina tanto…

Capitalismo Vírico: a Enfermidade e a Morte como nichos de negócio e como expediente novo para a reproduçom da Sociedade Mercantil.

(Asfixia)

Pedro García Olivo, Alto Juliana, Aldea Sesga, Ademuz, Valencia, Espanha, 29 de março de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s