“O Propósito da Leitura” (autoria desconhecida)

“Tenho lido muitos livros, mas esquecim-me da maioria”. Digera-lhe o Mestre ao seu jovem aluno

“Mas entom, Qual é o propósito da leitura…?” Retrucou-lhe seu jovem aluno.

O Mestre ficou em silêncio e nada respondeu nesse momento.

No entanto, após uns dias, enquanto ambos sentaram ao carom dum rio, o Mestre dixo que tinha sede e pediu-lhe ao moço que lhe trouxesse um pouco de água com um coador velho e sujo que havia lá tirado no solo.

O aluno sobressaltou-se, porque sabia que era um pedido sem lógica. No entanto, não podia contradizer a seu Mestre e, recolhendo o coador, começou a realizar esta absurda tarefa. A cada vez que submergia o colador no rio para trazer um pouco de água para levar a seu Mestre, nem sequer podia dar um passo para ele, já que não ficava nem uma gota no coador. Tentou-no e tentou-no duzias de vezes mas, por muito que tratou de correr mais rápido desde a beira até seu Mestre, o água seguiu passando por todos os buracos do coador e perdendo-se no caminho. Esgotado, sentou-se junto a seu Mestre e dixo:

“Não podo trazer água com esse coador. Perdoa-me Mestre, é impossível e tenho falhado na minha tarefa”

“Não – respondeu o velho Mestre sorrindo – não tés falhado. Olha o coador, agora brilha, está limpo, está como novo. O água, que se filtra por seus buracos, limpou-no”

“Quando lês livros – prosseguiu o velho Mestre – és como um coador e eles são coma a água do rio. Não importa se não podes guardar na tua memória toda a água que deixam fluir em ti, porque os livros, no entanto, com suas ideias, emoçons, sentimentos, conhecimentos, a verdade que encontrarás entre as páginas, limparám tua mente e espírito, e converterám-te numa pessoa melhor e renovada. Este é o propósito da leitura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s