Epitáfio para Kairo, o inféliz macho beluga encirrado no Oceanografic de València. STOP Delfinários!!

Este epitáfio está assinado e publicado nas RRSS por “Verballenas”, plataforma de Santurtzi para o avistamento de cetáceos na Costa Basca, da mão do naturalista Gorka Ocio. Recolho, traduzo e colo:

FAI UMAS SEMANAS a infeliz Beluga que vivia no Oceanografic de València foi-se ao céu das Belugas a descansar em paz. Por fim!!! conseguiu sua ansiada liberdade. A pena é que tivo que ser depois da sua morte. Kairo, que assim se chamava este macho de Beluga, causava um grande impacto entre o público que lhe visitava ao se atopar mais dum 90% do dia imóvel em frente a uma das “janelas” da piscina. O centro, para acalmar as queixas, instalou um cartaz, onde asseguravam que era devido a sua avançada idade… 60 anos. Algo que nom era certo.

Graças a SOSDelfines conhece-se a idade real de Kairo. Nom era tam velho. Nasceu em 1991 e foi capturada no Mar de Rússia no 96. Entom foi enviada a um aquarium a Argentina e daí passou ao de València. Kairo contava com tam só 30 anos de idade… ainda assim uma longa condena que resultou ser a perpetuidade para ela. Teve uma criança que só viveu 25 dias no próprio Oceanográfic. Já véis a verdadeira esperança de vida… quem em são juízo quere ser longevo encirrado de por vida num habitáculo? A foto que acompanha é de nosso triste protagonista e é uma foto denúncia de nosso amigo e aventureiro Paco Verdugo(*) que sofreu sua soidade e angústia.

De modo que nom creiais todas essas patranhas que vos contam e que muitos meios de comunicaçom deram por certas, sem contrastar quando morreu. É um crime ter num recinto limitado a uns seres tam inteligentes. Nom teria que haver nem um só cetáceo em cautividade. E mas num país como o Estado espanhol que conta com tanta costa e é tam rico em cetáceos selvagens. Isto nom serve nem para educar às mais chiquis… já que isto nom é cultura senom tortura. Podes vê-las em liberdade e nom só desde um barco, mesmo podem-se ver desde terra com paciência. E se nom desfrutar com essas maravilhosas reportagens televisivas. Que nom vos enganem… sempre tenhem que estar e ser livres. Está na mão de cada quem ajudar-lhes a que sigam cumprindo seus sonhos no Grande Azul.

Polos Oceanos !!!


(*) Paco Verdugo numa RRSS publicava isto tras a morte de Kairo: “Muito me arrependo de ter ido a vê-la e de fotografá-la ainda que seja como denúncia. Desde aquele longínquo 2010 disse-me que nunca mais. É o único que está em nossa mão para parar estas barbaridades. E desfrutar da travesia com Gorka Ocio e VERBALLENAS.COM e ter essa incerteza de se vas vê-lás ou nom, mas em onde tenhem que estar: na sua casa, nos oceanos

#StopDelfinarios – Nom me contes contos, tenho direito a saber a verdade

Além colo acá este vídeo denúncia, autoria de SOSdelfines, para uma campanha da Fundación para el Asesoramiento y Acción en Defensa de los Animales, FAADA criada para expor os problemas dos cetáceos que vivem em cautividade nos delfinários de arredor do mundo e na busca de soluçons que oferezam uma vida milhor a estes animais explorados durante tantos anos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s