Ardentía 1×10.- Uma Luz acessa no Silêncio mediático sobre a Atualidade e História do Povo Saarauí

As “Amigas da Serpe” de Rádio Roncudo, “Antonia Forqueta” e mais “O Neto da Xalleira”, venhem de emitir uma autêntica JOIA INFORMATIVA sobre a situaçom atual do POVO SAARAUÍ tras contatar com nosso bo amigo galego-saarauí, FADI, quem marchara há uns meses de Compostela para junto da sua nai biológica e seu povo originário nos CAMPAMENTOS de REFUGIADAS de TINDUF (no sureste argelino) e coa TERE de Alhariz, membro ativa da SOGAPS (Solidariedade Galega co Povo Saarauí) quem vissitara os campamentos no vrâo passado e que recebe acada vrão um meninho de lá, SALMA.

Ambas fam uma analise da realidade atual deste povo repremido polas armas e com altos muros pola monarquia alauita de Marrocos coa convenência dos governos da Europa rica, e em particular cos governos da España hipócrita e presuntamente democrática dos borbons ladrons; um povo declarado em rebeldia e em guerra desde novembro de 2020 contra a monarquia marroquina tras a invassom em 13 de novembre de Guerguerat (até entom controlada pola Frente Polisario)

Além no programa, estám presentes as vozes de Manuel Rivas, declamando um seu poema Tinduf, jurdido lá quando estivo de vissita; e a voz do Lino Braxe, cantando o seu tema “Avenida Atlántica”, um home que, na sua vida, deu testemunha da situaçom e mantivo sempre uma fonda implicaçom co povo saarauí, mesmo até criar vínculos familiares.

E nom podia falhar um trabalho bem documentado sobre a história deste povo nómada, “As Filhas das Nubes”, um povo do deserto àrido e pedregoso, onde as fronteiras movem-se e o tempo, até há bem pouco, media-se dum outro jeito muito mais fermoso que o pautado, velho e estanco calendário de ocidente.

Além dá-se conta do importantíssimo papel das mulheres, nom só nos coidados ou na educaçom, senom mesmo na organizaçom dos campamentos e tamém na música e na festa.

Mas nom quero destripar acá tudo seu contido, se bem matiçar que além denúnciam a hipócrita atitude do Governo español mais progre, tras devolver em quente desde Barajas a vários jovens saarauís que pediram asilo político (uma informaçom que nom recolheu nenhum meio)

Só tendes que utilizar um pouco mais de uma hora das vossas vidas para viajar auditivamente e emocionalmente a junto ao nosso Fadi e o seu povo saarauí, acompanahdo de músicas de lá e tamém dalguma de acá.

O dito: UMA JOIA RADIOFÓNICA que convido a desfrutar e a replicar este convite a quem quiger e por doquier.

Uma ideia sobre “Ardentía 1×10.- Uma Luz acessa no Silêncio mediático sobre a Atualidade e História do Povo Saarauí

  1. Pingback: Depois de 557 dias de repressom, detençom domiciliária e violaçons de DD.HH, a ativista saarauí Sultana Jaya chega a Las Palmas para receber tratamento médico. [Vídeo coas suas declaraçons] | COMOCHOCONTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s