Os 101 do “CSO Aturuxo” e George Orwell

Já rematadas minhas feiras, volto á rutina. Durante elas, além de festas e reunions entre boas amizades, tirei da leitura para meus gozos individuais e individualistas. Um desses livros que relim foi 1984, de George Orwell.

Por casualidade ou causalidade da vida, fiquei perplejo com uma pasagem do livro, um detalhe quase banal que se me meteu no mais profundo dos meus miolos e que, se bem até entom nom tinha retido na minha precária memôria de quase sesentom fumeta e olvidadiço, acho que agora ocupa um espaço inesquecível para mim:

O Quarto 101 !!!
Local de tortura do Ministério do Amor, onde determinados elementos indesejáveis ao estado totalitário da narrativa som torturados, sendo expostos ao seu maior pesadelo, medo ou fobia, com tudo aquilo a que têm maior aversom. Cada vítima pode evitar a aplicaçom real da tortura só traindo os últimos vínculos humanos que lhe fiquem e admitindo a supremacia do partido e do estado. No Quarto 101, este tipo de tortura sempre da resultado e está destinado a quebrar a vontade das sua vítimas.

E como nom podia ser doutro jeito, e pese a que eu nom assitira ao convite, a leitura dessa passagem levou-me a certos acontecementos recéns numa okupa compostelá, onde PRECISAMENTE 101 HOMES figuravamos retratados num quarto e onde muitos dos assistentes sofreram o maior pesadelo que poideram aguardar; entanto outros, alguns, como se já caresceram de vontade própria, admitiam suas culpas sem saber qual fora seu crime.

E assim, uma vez mais, a sublenda do meu programa na rádio Kalimera, Comochoconto, cumpriu-se: “Tudo parecido coa coincidência é pura realidade” .

Vala esta entrada como desfogue a tantas e tantas horas de continum tema durante minhas feiras, que me levaram mesmo a nom assitir a certos eventos aos que nom soia falhar para nom ter que aturar mais conversas sobre o tema.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s